XXXVII ANIVERSÁRIO DA A. C. R. DUME
No dia 22 de Novembro de 2020 vamos comemorar o 37º aniversário da erecção jurídica da ACRD. Embora tenhamos iniciado o trabalho com um grupo coral em 1977, só se elaboraram e publicaram em D.R. os estatutos em 1983.
Neste início de "vida" teve um papel fundamental o saudoso Prof. Macedo nas caminhadas que, durante o ano de 77/78, fizemos para a Escola do 2º Ciclo de Fafe. Ele tinha consciência de que, em Dume, faltava algo mais em termos culturais lançando-me o repto de iniciar um grupo coral. Eu já havia iniciado este caminho mas somente com o apoio do meu amigo e conterrâneo P. Armindo que sempre acompanhei desde a entrada em Dume. O Zé Manel tomou a iniciativa de contactar quem eu não conhecia pois não vivia aqui. E assim se formou um grupo bem "abonado" que haveria de contabilizar muitos êxitos e receber muitos elogios. Sempre os dediquei aos elementos, no seu todo e a cada um, sem qualquer pretensão de me exibir ou de colher louros.
O Prof. Macedo, para além de marcar sempre presença no Coral, alargou os horizontes da Associação fomentando, como sabem, outras valências que também tiveram momentos altos e levaram o nome "DUME" a muitos cantos do País e mais além. Honra a ele e a quantos se dedicaram a esta nobre causa. Aos 32 associados que já partiram queremos honrar no dia 22. Por eles e pelos problemas que estamos a passar, cantaremos a Missa às 9,30 horas seguindo-se a romagem ao cemitério.
RECORDAR É VIVER.
Quem não recorda os bons momentos da vida não sabe dar valor nem ao seu trabalho nem ao trabalho dos outros. Se estamos todos no mesmo barco devemos remar para o mesmo lado sobretudo quando as condições são adversas. Ora a pandemia que estamos a viver aliada a um certo comodismo e individualismo está a tornar-nos "velhos" e inoperantes. Assim, não exercendo a mente e as pernas vamos paralisar seguindo-se a morte sem glória. Bem sei que as instituições têm um ciclo de vida mais ou menos longo. Para tal, é necessário "sangue novo", vontade renovada na frescura dos anos o que, connosco, não está a acontecer. Acho que estamos ou acomodados ou "vencidos".
VAMOS REAGIR?
Eis, então, a sugestão da Direcção para o aniversário deste ano:
- Missa às 9,30 h. e romagem ao cemitério lembrando, um a um, os 32 companheiros que o Pai já chamou.
*Peço aos elementos do Coral que se vistam a rigor.
*O mesmo peço aos elementos do Rancho Folclórico e
* ao Grupo dos Cavaquinhos.
Por causa da pandemia e dos cuidados a ter, não faremos o habitual "porto de honra", não faremos o almoço convívio, não faremos o magusto nem a diversão da parte de tarde. Creio que todos compreenderão o que acabo de dizer.
ESTAMOS A TRABALHAR.
Podem confirmar o que digo passando pelo Museu em formação. Já temos bastante material, quase todo doado sendo manifesta a falta de espaço e de expositores. Merece ser visitado, acarinhado e ampliado. Passem por lá no fim da visita ao cemitério.
Sem comentários:
Enviar um comentário