segunda-feira, 22 de abril de 2019

A SOBREVIVÊNCIA DAS ASSOCIAÇÕES

Já fomos bastantes e mais jovens
Todas as Instituições e Associações têm momentos altos e baixos; tempos de maior e menor vitalidade; maior ou menor projecção social. Tais situações podem dever-se a problemas de direcção, a problemas financeiros ou a circunstâncias várias.
No caso da ACRDume, que está a passar por uma fase menos boa, deve-se à falta de carinho e apreço por parte da população que a deveria "sustentar": não temos tido novos elementos quer para o Coral, quer para o Rancho e mesmo para o grupo de cavaquinhos. Iniciamos a actividade de LAVORES que começa a dar os primeiros passos à 3ª feira de tarde.
Tivemos a infelicidade de ver partir o Zé Macedo que, abnegadamente, se dedicou de alma e coração não só às actividades da Associação como da paróquia. Temos alguns elementos, quer do Coral quer do Rancho que parecem, pelas vezes que faltam, que se sentem cansados. Bem sei que o problema não é só das Instituições de Dume. É mais genérico, infelizmente. Sei de muitos grupos corais que se queixam da falta de elementos e, por isso, não têm possibilidades de executar peças corais com um pouco mais de dificuldade e grandeza. Isso está a acontecer connosco. No Coral e no Rancho. Não será bom para a freguesia e paróquia deixar cair aquilo que, com tanto sacrifício, se foi construindo durante mais de 45 anos. Os dirigentes também são de carne e osso e não só se sentem cansados como desanimados. Sem "ânimo"= alma, não conseguiremos sobreviver. Quando aparece um novo voluntário é quase como o nascimento de uma criança: sentimo-nos mais jovens.
EIS, POR ISSO, O NOSSO GRITO DE ALERTA:
PRECISAMOS DE HOMENS E MULHERES PARA O CORAL E PARA O RANCHO FOLCLÓRICO. FICAR NO SOFÁ A VER TELEVISÃO É UM PRAZER DE QUE SE PODE PRESCINDIR UMA VEZ POR SEMANA. Se um dia teremos de deixar tudo porque não havemos de levar a AMIZADE, A SAUDADE de pertença a um grupo em que nos divertimos e damos alegria àqueles que nos ouvem cantar e dançar?
O TEMPO PASSA. AS OBRAS FICAM.

Sem comentários:

Enviar um comentário